A canção Ensolarada, de São José do Rio Preto (SP), composta por Zeca Barreto e interpretada por Elis Angelotte, foi a grande vencedora do 49º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira. O anúncio foi feito no final da noite de ontem, 8, no encerramento do Festival, que contou com shows de Orquestra Jovem de Ilha Solteira e Sandra Sá. O Festival é uma realização do Ministério da Cultura e Prefeitura de Ilha Solteira, com execução da Fundação Cultural de Ilha Solteira e patrocínio da CTG Brasil, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o apoio do Sesc e da Apaa – Associação Paulista Amigos da Arte.
Tempo de Criança, de Thomas Howard e Ana Luiza, ficou com a segunda colocação. Preste Atenção na Letra, por Paulo Monarco, alcançou o terceiro lugar. Já o quarto prêmio foi entregue à Zé Maria, de André Fernandes. Em quinto lugar, ficou Só Eu a Me Acompanhar, interpretada por Marco Vilane.
Zebeto Correa, por A Luz de uma Canção, ficou com o prêmio “Tereza Albuquerque”, de melhor intérprete; e Vidas Secas, de Luiz Fontineli, foi consagrada como melhor letra, levando o prêmio “Marcos Ayres”. Já o prêmio “Clóvis Guerra” de aclamação popular foi entregue à Zumbi dos Palmares, de Luiz Salgado. Também foram entregues os prêmios para Ilha Solteira: Perfume de Oração, de Nilo Carvalho e interpretada por O Bando, levou o Prêmio Rachel Dossi de Melhor Música de Ilha Solteira; e Newton Camargo Junior ficou com o Prêmio Alcides Garcia de Melhor Intérprete de Ilha Solteira, pela sua interpretação de A Moreninha e o Caipira.
Foi entregue também o prêmio especial “Meio Ambiente”, para canções sobre Preservação e Sustentabilidade. A canção vencedora foi Cerrado, de Felipe Bedetti e Ronaldo José Pereira.
Quatro noites especiais – O 49º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira movimentou a Praça da Integração ao longo das quatro noites do evento. A abertura aconteceu na quarta-feira, 5, com show da banda Flor de Liana e a realização da Eliminatória da Noite Ilhense. Já na quinta-feira, 6, a abertura ficou por conta do duo Benziê, show realizado por meio de uma parceria com o Sesc. Na sequência, aconteceu a 1ª Eliminatória da Fase Nacional.
Na sexta-feira, 7, o evento começou com a 2ª Eliminatória da Fase Nacional. Logo depois, foi apresentado o show Nanny Canta Elza, com a cantora Nanny Soul, numa parceria com a Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte.
MPB Kids – Uma boa novidade desta edição foi a realização do MPB Kids, que aconteceu nas manhãs de 6 a 8 de novembro. A iniciativa oportunizou a participação de crianças no evento, com o objetivo de formar um novo público para o tradicional Festival de Ilha Solteira.
Na quinta, 6, alunos da rede municipal de ensino subiram ao palco para apresentações musicais, fruto das ações do ensino integral. Já na sexta, 7, a atração foi o show Canta Curumim, com Sandro Livak. Por fim, no sábado, 8, a diversão ficou por conta do Grupo Triii, que atraiu muitas famílias à Praça da Integração.
CONFIRA OS VENCEDORES DO 49º FESTIVAL NACIONAL DE MPB DE ILHA SOLTEIRA:
1º lugar (Prêmio Mitsuru Oda): Ensolarada
Composição: Zeca Barreto
Interpretação: Elis Angelotte
Cidade/UF: São José do Rio Preto/SP
2º lugar: Tempo de Criança
Composição: Thomas Howard e Ana Luiza
Interpretação: Ana Luiza e Thomas Howard
Cidade/UF: São Paulo/SP
3º lugar: Preste Atenção na Letra
Composição: Kleuber Divino Garcêz
Interpretação: Paulo Monarco
Cidade/UF: Chapada dos Guimarães/MT
4º lugar: Zé Maria
Composição e Intérprete: André Fernandes
São José do Rio Preto/SP
5º lugar: Só Eu a Me Acompanhar
Composição: Marco Vilane e Alex Sant’anna
Interpretação: Marco Vilane
Cidade/UF: São Paulo/SP
Prêmio Rachel Dossi – Melhor música de Ilha Solteira: Perfume de Oração
Composição: Nilo Carvalho
Interpretação: O Bando
Prêmio Alcides Garcia – Melhor intérprete de Ilha Solteira: Newton Camargo Junior, por A Moreninha e o Caipira
Prêmio Tereza Albuquerque – Melhor intérprete: Zebeto Correa, por A Luz de uma Canção
Taquaruçu de Minas – MG
Prêmio Marcos Ayres – Melhor letra: Vidas Secas (Paletós)
Composição e interpretação: Luiz Fontineli
Cidade/UF: Aracaju/SE
Prêmio Clóvis Guerra – Aclamação popular: Zumbi dos Palmares
Composição: Luiz Salgado
Cidade/UF: Araguari/MG
Prêmio Meio Ambiente – Preservação e sustentabilidade: Cerrado
Composição: Felipe Bedetti e Ronaldo José Pereira
Interpretação: Felipe Bedetti
Cidade/UF: Belo Horizonte/MG









