Na última terça-feira, 5, uma reunião realizada na Casa da Cultura Rachel Dossi acertou detalhes do projeto Ilha Viva, uma parceria entre a Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura, com a Fundação Cultural de Ilha Solteira. A ação pretende coletar, sistematizar e armazenar itens históricos e registros de memórias de Ilha Solteira, com o objetivo de iniciar uma coleção para a criação de um futuro museu na cidade.
O projeto Ilha Viva consiste, inicialmente, na coleta de fotografias e outros itens de valor histórico armazenados em diferentes espaços da Prefeitura, como a Casa da Cultura Rachel Dossi e a Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Todos esses itens serão organizados e armazenados, objetivando compor o acervo de um museu em Ilha Solteira. Num segundo momento, o projeto também receberá doações de moradores da cidade, que poderão colaborar trazendo itens pessoais de valor histórico. Também deve ser feito um trabalho de registro de memória oral, coletando e registrando depoimentos de munícipes.
Além disso, será feito um trabalho de resgate de memória nas redes sociais. As fotos catalogadas serão postadas na web, buscando a interação com o público, que poderá apontar quem são as pessoas ou compartilhar relatos dos momentos retratados na imagem. Todas as informações serão utilizadas no resgate das memórias e da história de Ilha Solteira.
Museu em Ilha Solteira – No início de 2025, o Museu Catavento de São Paulo e o SISEM (Sistema Estadual de Museus) entregaram ao município de Ilha Solteira um projeto museológico. O projeto foi desenvolvido pelo Museu Catavento e SISEM (Sistema Estadual de Museus) a partir de uma solicitação do município e tem como objetivo a criação de um Museu de Ilha Solteira.
A ideia é a criação de uma instituição voltada para a pesquisa, preservação e valorização da história local, das memórias coletivas de seus habitantes e das diversas manifestações culturais, intelectuais e tecnológicas do município. O projeto Ilha Viva é o primeiro passo no sentido de criar uma coleção para o acervo do museu.
Prefeitura de Ilha Solteira









